Cirurgia do Câncer Gástrico

O QUE É CÂNCER GÁSTRICO?  O Câncer de Estômago (ou Câncer Gástrico) é o crescimento de células anormais no órgão desse sistema digestivo e pode ocorrer em qualquer local de sua extensão.  Grande parte desse tipo de tumor ocorre na camada mucosa (a camada de revestimento interna), surgindo na forma de irregulares pequenas lesões com ulcerações (rompimento do tecido mucoso) - características de cânceres ou tumores malignos.

Conforme a evolução do câncer, essas células anormais vão gradualmente substituindo o tecido normal do órgão, propagando-se para outras camadas do estômago e podendo acometer órgãos vizinhos (metástase por contigüidade).

O câncer de estômago é o segundo tumor maligno mais freqüente do mundo, tendo incidência alta no Leste Europeu, Japão, na América do Sul (principalmente no Chile e Colômbia) e na América Central (Costa Rica). Segundo INCA (2020) para o Brasil, estimam-se, para cada ano do triênio 2020-2022, 13.360 casos novos de câncer de estômago entre homens e 7.870 nas mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 12,81 a cada 100 mil homens e 7,34 para cada 100 mil mulheres

No Brasil, o câncer de estômago, excetuando-se o não melanótico de pele, é o quinto tipo de câncer mais frequente, sendo o terceiro mais frequente entre os homens e o quinto entre as mulheres . Em ambos os gêneros, a incidência aumenta a partir de 35-40 anos em intensidades diferentes.

QUEM TEM MAIOR RISCO? A infecção pela bactéria Helicobacter Pylori é o principal fator de risco para o câncer de estômago Outros fatores risco relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago são: excesso de peso e obesidade; consumo de alimentos preservados no sal; alimentação com baixa ingestão de frutas, vegetais e fibra integral, o consumo excessivo de álcool e tabaco, algumas exposições ocupacionais, como, por exemplo, a exposição de trabalhadores rurais a agrotóxicos; e a exposição para a produção da borracha. Ainda, há características hereditárias que contribuem para o desenvolvimento desse câncer.

COMO SE APRESENTA? Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Porém, alguns sinais, como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar tanto uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) como um tumor de estômago. Durante o exame físico, o paciente com câncer pode sentir dor no momento em que o estômago é palpado. Sangramentos gástricos são incomuns no câncer de estômago, entretanto, o vômito com sangue ocorre em cerca de 10% a 15% dos casos. Também podem surgir sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte (indicativo de sangue digerido). Massa palpável na parte superior do abdômen, aumento do tamanho do fígado e presença de íngua na área inferior esquerda do pescoço e nódulos ao redor do umbigo indicam estágio avançado da doença.

ALGUM EXAME PODE AUXILIAR O MÉDICO? Sim. Os exames de imagem fazem parte do arsenal de investigação. A endoscopia digestiva alta, o ultrasson e a tomografia computadorizada habitualmente auxiliam no diagnóstico e no estadiamento da doença. Há ainda a ressonância magnética, o ultrasson endoscópico, o PETCT, e outros que podem ser necessários a depender de cada caso.

QUAL O TRATAMENTO? Assim como a maioria dos cânceres nos dias atuais, o tratamento da neoplasia gástrica é multidisciplinar. A depender do estadio da doença (nível de comprometimento) é indicado o por onde o tratamento deve começar. Há casos que inicia-se com medicação (quimioterapia), há caso que inicia-se com cirurgia, há casos que utiliza-se medicação também após cirurgia. São inúmeras as modalidades de tratamento que devem ser individualizadas conforme a necessidade de cada paciente e o estágio da doença.

Fontes:

ENDEREÇO: